27 maio 2006

Declínio sem apogeu

Segundo um artigo do Diário económico , Jack Welch disse que Portugal nos últimos anos está em contínua degradação e declínio. Dito por aquele que foi considerado o melhor gestor do século XX, poderá parecer credível. Mas mesmo os grandes cérebros se enganam. Para que pudesse haver declínio, teria que ter havido apogeu. E, de 1500 até hoje, quem se lembra de Portugal no topo ou apogeu? Eu não; Eça de Queiroz, que morreu em 1900, já afirmava nas suas crónicas de Paris ou Londres que Portugal estava desde há muito eu declínio acelerado. Portanto, é mais fácil encontrar esqueletos de dinossauros em Marte do que alguém que se lembre de um Portugal no apogeu.
NDS

Sob o signo da beleza.

Muita tinta tem corrido sobre o livro de Manuel Maria Carrilho, Sob o signo da verdade. Segundo uns, um ajuste de contas de mau perdedor, segundo outros, a denúncia de uma realidade que a afoga a verdade e democracia. No programa Prós e contras, que vi na quarta-feira na RTPI, mais uma vez ninguém teve a coragem de apresentar factos concretos, mas apenas insinuações e suspeições como sempre. Contudo, soubemos outras coisas. Que o Pacheco Pereira gosta de fazer pontos, (começou a sua intervenção dizendo que queria fazer dois pontos, só não sei se ponto cruz ou outro tipo de bordado) que é malcriado, pois disse várias vezes a palavra cu numa emissão grande público. Soube também que a mesma empresa (LPM Comunicação) que ganhou as legislativas também ganhou as presidenciais. Se me disseram um dia destes que foi o Belmiro de Azevedo que pagou as duas campanhas, eu não ficava nada admirado.
Contudo, penso que ninguém ousa dizer porque é que o Manuel Maria Carrilho não ganhou as eleições legislativas em Lisboa. Não ganhou, porque as mulheres de Lisboa não lhe perdoam ter sucumbido ao charme da mulher mais invejada da Capital, e os homens não lhe perdoam ter abarbatado a Bárbara só para ele. Ainda por cima, tem o desplante de o pavonear num vídeo. Tivesse o Manuel Maria Carrilho o mesmo estatuto de Santana Lopes, quando este ganhou Lisboa (livre e disponível para todos) e não precisava de LPMs, Edson Ataídes , nem de apertar a mão a ninguém.
Perguntem aos Lisboetas se o MMC não é mais bonito que o PSL.

NDS

23 maio 2006

Despesas e investimentos

Portugal debate-se com uma crise económica e social, na qual se atola de há 25 anos a esta parte. Governo após governo, socialistas e sociais democratas não conseguem (não querem) desatolar o pais do pântano para onde o empurraram. O povo português é dos que pior vive na Europa dos quinze, e em breve o será na Europa dos 25. Os culpados deste estado de coisas? Em primeiro lugar, nós, a maioria dos portugueses, que somos egoístas, chico espertos, vaidosos e muitas vezes covardes. Depois, a minoria de políticos e burgueses, que cultivam de forma magistral a nossa estupidez, para poderem fazer o querem e lhes apetece. Se repararmos, em vinte e cinco anos, transitando de governo para governo, de partido para partido, de conselho de administração para conselho de administração, encontramos sempre os mesmos : Soares (pai, filhos e netos),Cavacos, Marcelos, Freitas, Portas, Jardins, Mendes, Carrilhos, Duroes, Santanas, Ferros, Valentões, Guterres, Sócrates, Angelos e Loureiros, Pinas e Mouras, etc, etc. Pena que Salazar ou Caetano não sejam vivos, de certeza que teriam lugar num qualquer governo mais ou menos socialista. Portanto, o problema do nosso pais está na capacidade que a corja acima descrita tem de nos estupidificar para, aproveitando essa mesma estupidez, viver como nem os reis e cortesãos de antigamente. A solução é contudo simples: elimine-se essa corja de sanguessugas, apenas algumas centenas, e faça-se uma revolução a sério. Diga-se aos Portugueses que não é possível ganhar dinheiro sem estudar, trabalhar, produzir e fazer sacrifícios; que nem todos podem ter 4 telemóveis e dois carros por família; que os cursos de tapetes de Arraiolos ministrados em Ponte da Barca deixarão de ser remunerados; que um médico, juiz, professor, advogado, funcionário, se não for capaz de desempenhar a suas funções com um mínimo de profissionalismo e capacidade , irá para o olho da rua com um mês de pré-aviso e apenas com direito ao subsidio de desemprego. Que um lugar de oito anos num parlamento, numa câmara ou num governo não dará direito a uma reforma para o resto da vida.
E para eliminar a corja de sanguessugas, não será necessário fazer correr sangue. Enviam-se todos para o Kenia, fazer Safaris para o resto da vida, com a interdição de voltarem a Portugal sob pena de irem parar a Custoias. E o dinheiro para pagar as férias dessa corja de sanguessugas? Negoceia-se com Bruxelas, e os fundos de certeza que aparecerão, sobretudo que não se trata de uma despesa, mas sim de um investimento.
NDS.

Portugal maior

Défice externo português é o mais alto da OCDE.
O défice externo da economia portuguesa deverá em 2007 agravar-se para 9,7% do PIB, valor que será apenas superado pela Islândia no quadro dos 30 países membros da OCDE.
Confirma-se a promessa de mestre Cavaco. Portugal maior… na miséria.
NDS.

Procura-se desentupidor

O MP de Lisboa está entupido com mais de 30 000 processos. A maioria dos Hospitais está entupida com milhares em listas de esperas para consultas e cirurgias. Os centros de emprego estão entupidos com mais de meio milhão de desempregados. A administração pública está entupida com milhares de excedentes. As câmaras municipais estão entupidas de dívidas. Por outro lado, os bancos e os grandes grupos económicos estão com os cofres entupidos de lucros. Afinal, o que Portugal precisa é de uma indústria química de ponta, capaz de produzir um produto que desentupa tantos entupimentos. SOS Bruxelas.

NDS.

Portugal maior

Um Peugeot 307 1.4 5p custa em Portugal 20,205 euros, em Espanha 15,620 e na Bélgica 15,800. O salário médio na Bélgica é de 35,000 euros, em Espanha de 22,000 e em Portugal não chega aos 15,000 euros ano.
É este o Portugal maior que nos foi prometido?
NDS.

Corte Inglês poupa 1,27 milhões

Corte Inglês poupa 1,27 milhões com taxa reduzida - Câmara de Gaia reduziu em 1,27 milhões de euros a factura do El Corte Inglés. A cadeia espanhola teria de pagar 1,52 milhões relativos à taxa municipal de ocupação do subsolo, mas só irá desembolsar 255,4 mil euros. A redução foi autorizada por despacho excepcional do vice-presidente, Marco António Costa, concedido dois dias antes da abertura da unidade ao público. (JN, 23 de Maio 2006).

Não percebo. O El Corte Inglês, poderoso grupo económico pode (e deveria) pagar sem problemas a taxa municipal em questão. Mas a Câmara de Gaia decide oferecer um bónus de 1,27 milhões de euros ao grupo. Dá para pensar que a Câmara de Gaia está a nadar em dinheiro, que se dá ao luxo de ofertas destas. Ou haverá outras contrapartidas na sombra?

NDS.

Corporation Bruxelas

A proposta do líder do PSD para emagrecer o estado é deveras ridícula: pedir dinheiro a Bruxelas para pagar indemnizações aos funcionários públicos que aceitem rescindir os contratos. Considera ainda o candidato a futuro primeiro ministro que não se trataria de uma despesa, mas sim de um investimento. Como se uma asneira não chegasse, reforça o ridículo com outra ainda maior. Como já vem sendo hábito, Marques Mendes, não sabendo o que fazer, faz o que sabe, ou seja acumula os disparates. Quem se ri com isto tudo é o Sócrates, que pode continuar a não fazer nada, pois sabe que a oposição trabalha para ele.

NDS.

20 maio 2006

Parir e condecorar do lado de lá.

A principal actividade do nosso PR , a par de inaugurações de feiras, certames e viagens ao estrangeiro, é a atribuição de medalhas. Logo que tomou posse, e como bom economista, o nosso presidente encomendou grande quantidade de medalhas para beneficiar de um preço de custo mais barato. Infelizmente, os feitos dos Portugueses nos tempos que correm são raros, votando assim o PR a um quase desemprego técnico enquanto o stock de medalhas, embora baratas, não mexe. Para remediar, o PR ofereceu os seus préstimos ao Rei Juan Carlos, negociando um pacote para condecorar os espanhóis de mérito, que são muitos. Assim por cada parto português em Bodajoz, Cavaco Silva oferece em troca um pacote “condecoração”, que inclui a medalha e a condecoração pelo nosso PR. A proposta presidencial tem o apoio total do primeiro-ministro, que já se ofereceu para acompanhar o presidente nos actos de condecoração em terras hispânicas.

NDS.

Agradar a gregos e troianos

A idade da reforma vai aumentar para garantir a sustentabilidade financeira da segurança social. Eis uma excelente medida, certamente aplaudida por todos. Os sexagenários não pedem outra coisa, senão a de poderem continuar a trabalhar, pois a ideia de se reformar e ficar sem nada para fazer é deprimente para a grande maioria. Também os jovens vão certamente aplaudir, pois sem trabalho, poderão continuar a beneficiar de cursos de formação até aos trinta e cinco anos, e continuar a curtir as noitadas nas discotecas até às cinco da matina, sem a preocupação de no dia seguinte terem de estar às oito horas no trabalho. O governo consegue assim coisa rara, agradar a gregos e troianos.

NDS

Embora ao lado, estamos nos antípodas

Alonso vence o grande prémio de F1, Dani Pedrosa vence o MotoGP na China, Rafael Nadal ganha o Masters de Roma e bate todos os recordes de vitórias sobre terra batida, o Barcelona é campeão Europeu, Pedro Almodôvar e o seu filme Volver são apontados como favoritos no Festival de Cannes.
É incrível como o mundo é injusto. Um pais como a Espanha, sem doutores nem engenheiros, onde todos se tratam por tu, que passam apenas uma hora por semana em reuniões, consegue ganhar quase tudo o que existe para ganhar. Nós, em Portugal, atestados de Srs. Doutores e Srs. Engenheiros, onde tudo é debatido ao pormenor em longas reuniões diárias só interrompidas por almoços de duas horas, só conseguimos penúltimos e antepenúltimos lugares, isto quando conseguimos escapar ao último lugar. Bem nos antípodas dos nossos vizinhos.

NDS.

07 maio 2006

Portugal Maior

Dois meses após a tomada de posse do Sr. Silva, ainda não consigo vislumbrar um único indicio do “Portugal Maior”, prometido durante a campanha eleitoral. O Sr. Silva, como os seus antecessores, viaja, visita e discursa, sublinhando o que todos sabem: Portugal é o Pais da Europa mais pobre, mais desigual e menos culto. Esquece-se de dizer que ele e os seus governos foram dos maiores responsáveis deste estado do Pais. O Sr. Silva ganhou as eleições para Presidente da Republica mentindo aos Portugueses, como muitas vezes o fez no passado. Portugal maior? Na mentira, balda e falcatrua, com certeza.

NDS

Perplexidades

O Director do jornal Expresso diz-se perplexo com a atitude do MNE, que desmente a noticia de que teria dito que está cansado do tacho que os Socialistas lhe ofereceram em troca de meia de dúzia de votos. José Sócrates vem em defesa do seu querido ministro e socialista de longa data, criticando o jornal. Entre desmentidos e perplexidades, o amigo Freitas continuará a ridiculizar Portugal com as suas atitudes de cavaleiro andante.

NDS

Curso para aprender a pagar facturas

Na sequencia do resultado da sondagem europeia, onde aparece que os portugueses são os cidadãos da UE que mais dificuldades tem para pagar facturas no final do mês, o governo reagiu imediatamente, efectuando mais uma parceria com a Microsoft , ao abrigo do Plano Tecnológico, para ensinar aos Portugueses como pagar as facturas. O curso disponibilizará um PC para cada participante, equipado com folha e cálculo Microsoft, e obviamente banda larga. A Microsoft comprometeu-se a adaptar a sua folha de cálculo para lidar com os minúsculos números dos salários dos Portugueses.

NDS